Introdução

  1. Uma lição é constituída por um número de páginas e opcionalmente de Painéis de Navegação.
  2. Uma página contém algum conteúdo e normalmente termina com uma questão. Por isso o termo Página de Questão.
  3. Para Questões Dissertativas , não existe resposta, só uma nota, um feedback, e um desvio de página.
  4. Cada resposta pode ter um pequeno texto que será mostrado se a resposta é escolhida. Este pequeno texto é chamado de retorno.
  5. Também está associado com cada resposta um desvio. O desvio pode ser relativo - esta página, próxima página - ou absoluto - especificando qualquer página na lição ou o fim da lição.
  6. Por padrão, a primeira resposta desvia para a próxima página na lição. As respostas subsequentes desviam para a mesma página. Isto é, a mesma página da lição é mostrada para o estudante se ele não escolher a primeira resposta. Se você já tinha criado um agrupamento com um fim de agrupamento, e a questão está dentro deste agrupamento, você pode também escolher para desviar para uma Questão ainda não vista dentro do agrupamento. Você pode colecionar algumas questões como agrupamento e fim de agrupamento a qualquer momento.
  7. A próxima página é determinada pela ordem lógica da lição. Isto é a ordem das páginas como são vistas pelo professor. Esta ordem pode ser alterada movendo-se as páginas dentro da lição.
  8. A lição também tem uma ordem de navegação. Esta é a ordem das páginas vista pelo estudante. Isto é determinado pelos desvios especificados para respostas individuais e pode ser bem diferente da ordem lógica. (Embora se os desvios não são alterados de seus valores padrão as duas ordem são muito parecidas.) O professor tem a opção de verificar a ordem de navegação.
  9. Quando apresentada para os estudantes, as respostas são normalmente embaralhadas. Isto é a primeira resposta do ponto de vista do professor não será necessariamente a primeira resposta na lista mostrada para o estudante. (Além disto, cada vez que o mesmo conjunto de respostas é mostrado elas provavelmente aparecerão em uma ordem diferente.) A exceção é o conjunto de respostas para questões do tipo casadas, aqui as respostas são mostradas na mesma ordem que foram fornecidas pelo professor.
  10. O número de respostas pode variar de página para página. Por exemplo, é permitido que algumas páginas terminem com uma questão verdadeiro/falso enquanto outras tem questões com uma resposta correta e três, digamos, distrações.
  11. É possível configurar uma página sem respostas. É mostrado para o estudante um link Continuar ao invés do conjunto de respostas embaralhadas.
  12. Se a Pontuação personalizada está desligada: para o propósito de avaliação de lições, respostas certas são aquelas que desviam para uma página que está mais abaixo na ordem lógica que a página atual. Respostas erradas são aquelas que desviam ou para a mesma página ou para uma página mais acima na ordem lógica do que a página atual. Assim, se os desvios não são alterados, a primeira resposta é uma resposta correta e as outras respostas são erradas.

    Se a Pontuação personalizada está ligada: avaliação de uma resposta é determinada pelo valor em pontos da resposta, o total de pontos ganhos serve como uma fração do valor total de pontos da lição, até 100%.
  13. Questões podem ter mais de uma resposta correta. Por exemplo, se duas das respostas desviam para a próxima página então ambas respostas são consideradas corretas. (Embora a mesma página de destino seja mostrada para o estudante, as respostas mostradas no caminho para aquela página podem ainda ser diferentes das duas respostas.)
  14. Na visão do professor da lição as repostas certas tem Rótulos de Respostas sublinhados.
  15. Painéis de Navegação são simplesmente páginas que tem um conjunto de links para outras páginas na lição. Normalmente uma lição pode começar com uma Painel de Navegação que funciona como um Sumário.
  16. Cada link em um Painel de Navegação tem dois componentes, uma descrição e o título da página para a qual deve ser desviado.
  17. Um Painel de Navegação efetivamente divide a lição em um número de ramos (ou seções). Cada ramo pode conter algumas páginas ( provavelmente todas relacionadas com o mesmo tópico). O fim de um ramo é normalmente marcado por uma página Fim de Seção. Esta é uma página especial que, por padrão, retorna o estudante para o Painel de Navegação anterior. (O desvio "retornar" em uma página Fim de Seção pode ser trocado, se necessário, concluindo a página.)
  18. Pode haver mais de um Painel de Navegação em uma lição. Por exemplo, uma lição pode ser estruturada de forma que assuntos especializados são sub-ramos dentro de ramos de assuntos principais.
  19. É importante dar aos estudantes uma forma de terminar a lição. Isto pode ser feito incluindo um link "Fim de Lição" no Painel de Navegação principal. Este desvia para a página (imaginária) Fim de Lição. Outra opção é no último ramo da lição (aqui "último" no sentido da ordem lógica) simplesmente continuar para o fim da lição, isto é, não é encerrada por uma página Fim de Lição.
  20. Com pontuação personalizada desligada, quando uma lição inclui um ou mais Painéis de Navegação é aconselhável configurar o parâmetro "Número Minimo de Questões" para algum valor razoável. Isto coloca um limite inferior no número de páginas vistas quando a nota é calculada. Sem este parametro o estudante poderá visitar um único ramo na lição, responder todas as suas questões corretamente e deixar a lição com nota máxima.

    Com pontuação personalizada ligada, um estudante é avaliado baseado no número de pontos que ele ganhou como uma porcentagem do total de pontos para a lição.
  21. Além disto, com a pontuação personalizada desligada, quando existe um Painel de Navegação um estudante tem a oportunidade de re-visitar o mesmo ramo mais de uma vez. Entretanto, a nota é calculada usando o número de questões únicas respondidas. Assim respondendo repetidamente o mesmo conjunto de questões não aumenta a nota. (De fato, o inverso acontece, a nota diminui porque o contador do número de páginas vistas é usado no denominador quando o calculo da nota inclui repetições.) A fim de dar aos estudantes uma boa idéia de seus progressos na lição, é mostrado quantas questões eles responderam corretamente, o número de páginas vistas, e suas notas atuais em cada página de Painel de navegação.

    Com a pontuação personalizada ligada, um estudante pode rever uma questão se o caminho de navegação permitir, e ganhar novamente os pontos para aquela questão, se tentativas é maior que 1. Para não permitir isto, coloque tentativas igual a 1.
  22. O fim da lição é alcançado ou desviando para aquela localização explicitamente ou desviando para a próxima página a partir da última (ordem lógica) página da lição. Com a pontuação personalizada desligada, quando o fim da lição é alcançado, o estudante recebe uma mensagem de congratulações e é mostrada a sua nota. A nota é (o número de questões respondidas corretamente / número de páginas vistas) x a nota da lição. Com a pontuação personalizada ligada, a nota é os pontos ganhos em percentual do total de pontos (p.ex. 3 pontos ganhos para uma lição de 3 pontos = 100% de 3 pontos.
  23. Se o fim da lição não é alcançado e o estudante simplesmente sai, quando ele retorna na lição tem a chance de escolher entre começar do início ou a partir da última questão que ele respondeu corretamente.
  24. Para uma lição que permite repetição, o professor tem a escolha de usar a melhor nota ou a média das notas como nota "final" da lição. Esta nota é mostrada na página Notas, por exemplo.
  25. Página de Agrupamento: um agrupamento representa um conjunto de questões do qual uma ou mais podem ser escolhidas aleatoriamente. Agrupamentos devem ser terminados com uma página de Fim de Agrupamento para melhor funcionamento (Senão o Fim da Lição é tratado como o Fim de Agrupamento). Questões em um agrupamento são selecionadas aleatoriamente escolhendo "Questão Aleatória dentro de um Agrupamento" como um desvio. Questões em um agrupamento podem ou ligar ao Fim de Agrupamento para sair do agrupamento, ou desviar para uma questão não vista dentro do agrupamento, ou desviar para qualquer outra página na lição. Isto também permite a criação de cenários com um elemento aleatório usando o módulo lição.

Índice de todos os textos de ajuda
Mostrar esta ajuda no idioma: English



Designed By MoodleThemes

|