Permissões

Permissões são configurações relativas às ações possíveis na definição de funções de usuário.

Podemos definir uma permissão de "Iniciar novas discussões" (no fórum), por exemplo.

Para cada função, você pode definir o conjunto de permissões de uma capacidade em quatro valores:

NÃO ALTERAR
Esse é o valor padrão, geralmente. É uma configuração neutra que significa "manter as capacidades que o usuário já tinha anteriormente". Se uma função é atribuída a alguém (num curso, por exemplo) que tem essa permissão para uma atividade, então a permissão atual será a mesma que havia em contextos superiores da hierarquia (categorias ou em nível de sistema). Portanto, se o usuário nunca teve permissão naquele nível, nunca terá para essa capacidade.
PERMITIR
Ao escolher isso, você estará dando permissão na atividade para pessoas que possuem essa função. Essa permissão se aplica ao contexto no qual a função é atribuído e em todos os níveis mais baixos. Por exemplo, se a função é de um estudante inscrito num curso, então todos os estudantes poderão "Iniciar novas discussões" em todos os fóruns do curso, A NÃO SER que algum fórum tenha uma configuração que sobreponha a anterior, ou alguma atividade com o valor de evitar ou proibir essa capacidade.
EVITAR
Ao escolher essa opção, você removerá a permissão para essa capacidade, mesmo que os usuários com essa função tenham permissão em um contexto superior.
PROIBIR
Isso é raramente necessário, mas ocasionalmente você pode precisar negar as permissões de uma função de usuário para que não sejam sobrepostas em NENHUM nível inferior. Um bom exemplo é a necessidade do administrador proibir uma pessoa de iniciar novas discussões em todos os fóruns do site. Nesse caso ele pode criar uma função com a capacidade configurada como "Proibir" e então atribuí-la ao usuário em questão, no contexto do sistema.

Resoluções de conflito das permissões

Permissões de contexto mais baixo geralmente irão sobrepor tudo que está acima (isso aplica às sobreposições e funções atribuídas). A exceção é o PROIBIR, que não pode ser sobreposto nos níveis mais baixos.

Se duas funções são atribuídas a uma pessoa no mesmo contexto, uma com PERMITIR e uma com EVITAR, qual das duas vence? Nesse caso, o Moodle fará uma busca na árvore de contextos para uma decisão.

Por exemplo, um estudante tem duas funções em um curso, uma que permite iniciar novas discussões, e outra que evita que isso ocorra. Nesse caso, nós checamos as categorias e os contextos de sistema, procurando por outra permissão definida que nos ajuda a decidir. Se não encontrarmos, a permissão é EVITAR por padrão (porque as duas configurações se cancelaram mutuamente, então não há mais a permissão).

Exceções especiais

Note que a conta de Visitante não pode gerar conteúdos (ex: fóruns, registros de calendário, blogs) mesmo que essas capacidades sejam atribuídas a ela.

Veja também Funções, Contextos, Atribuição de Funções Sobreposições.

Índice de todos os textos de ajuda
Mostrar esta ajuda no idioma: English



Designed By MoodleThemes

|